sábado, 14 de outubro de 2017

Você sabia...

A aventura Terror em Brumaluna, cuja primeira parte saiu na BC#14, tem como proposta criar um clima de assombração e mistério, fazendo com que os heróis enfrentem criaturas ligadas a poderes sombrios. A principal inspiração para ela foi o clássico Drácula, que eu tinha lido fazia pouco tempo (junto com Frankestain e O Médio e o Monstro, no belo box Mestres do Terror). Por isso a aventura tem várias referências à obra literária, vocês perceberam? Não? Então aqui vão algumas delas.

Vamos começar com o Conde Jonathan van Stoke. Não repararam no nome dele? Bem, para quem não sabe, Jonathan Harker é um dos protagonistas de Drácula, uma obra de Bran Stoker. Entenderam agora?

O sobrenome Harker também aparece na aventura: Samantha Harker, esposa do Conde van Stoke e mãe de uma das vilãs, Lady Lucy. Lucy, aliás, que é também o nome de uma das protagonistas da obra de Bran Stoker -- Lucinda Westenra.

O Castelo Vârfulciori tinha um outro nome na primeira versão da aventura, mas eu não gostava muito dele. Queria algo mais ligado ao romance. Mas o quê? Aí tive uma ideia. Na aventura, o Conde van Stoke diz que o nome do castelo significa "pico dos corvos" em algum idioma desconhecido. Já experimentaram jogar no Google Tradutor? No idioma Romeno, falado na Romênia e na Moldávia (incluindo a Transilvânia, terra do famoso vampirão) vârful significa "pico" e ciori significa "corvo". Aí está a origem do nome.

Por fim, na segunda parte teremos um personagem chamado Lucas Bersicker. Mas este eu não vou falar muito, apenas que há um... "personagem" com o nome Bersicker em Drácula. Se conhecerem o personagem (ou se pesquisarem a origem do nome) vão ter uma boa ideia de "o que" ele é...

Nenhum comentário: